Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

1

Gilmar Aparecido Cardoso

Nascido no então Distrito Administrativo de Farol, no Município de Campo Mourão, a 18 de dezembro de 1968,  filho adotivo do casal José e Lídia Semiguem (in memoriam).

Foi o responsável pelo início do movimento pró-emancipacionista do Município de Farol, cujo plebiscito foi realizado em 1991. No ano de 1992, foi eleito como sendo o seu primeiro Prefeito para a gestão administrativa 1993/1996; condecorado pela Associação dos Municípios do Paraná - AMP, como sendo o prefeito mais jovem do Estado do Paraná naquele período, eleito com 22 anos de idade, tendo ocupado, consecutivamente, a segunda e a primeira secretaria da COMCAM. Dedicou especial atenção à educação, cultura, saúde, agricultura e infraestrutura básica da cidade.

No campo literário, o poema "Cidadezinha", escrito em 1985, uma homenagem à sua terra natal, foi sua primeira experiência na área e o incentivo recebido por conta desse trabalho, um dos principais responsáveis pelo seu prosseguimento na arte de escrever. GILMAR CARDOSO é autor dos livros "CONFISSÕES DE NINGUÉM" (mar/89); "TEMPOS & CONTRATEMPOS" (nov/89); "PANACÉIA" (set/90); "POETAR É PRECISO"( jan/92), "ENSAIO GERAL" (set/93), e 'POESIA NOSSA DE CADA DIA" (2013), em parceria com o acadêmico José Eugênio Maciel, todos editados pela Scortecci Editora, de São Paulo - SP, além do documentário  'NOSSA TERRA. NOSSA GENTE", que descreve a saga pioneira do Município de Farol-PR. Possui participação em coletâneas nacionais e regionais, inclusive, com poemas premiados em certames literários.

Colou grau como Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE, de Presidente Prudente - SP, em 19 de dezembro de 1997, e é advogado inscrito junto à Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional do Paraná e subseção de Campo Mourão. Possui participação em Antologias Poéticas locais, regionais e nacionais; várias poesias premiadas em concursos, e mantém uma coluna semanal na imprensa mourãoense, há mais de dez anos, além de colaborar com os jornais  locais e  regionais escrevendo artigos com opinião sobre temas variados. É membro efetivo do  centenário Centro de Letras do Paraná, cuja posse deu-se na data de seu aniversário, em 8/12/1990; Sala do Poeta, em Curitiba; do Instituto da Poesia Internacional, com sede em Porto Alegre, e da Associação Mourãoense dos Escritores - AME.  Presidiu por um ano o Fórum Popular da Cultura de Campo Mourão, no período em que o órgão foi responsável pela formatação, estudos e debates que culminaram com a aprovação parlamentar e sanção executiva da Lei Municipal de Incentivo à Cultura local.

Casado com a catarinense, descendente de italianos, Dirnei de Fátima Gandolfi Cardoso, em 10 de setembro de 1994; dessa união nasceram as duas filhas do casal,  Lydia Luyza e Lygia Gabryelle. Dina foi prefeita reeleita do município de Farol.

Helena Kolody, ocupante da cadeira nº 28 da Academia Paranaense de Letras e uma das maiores expressões da poesia no Estado, define Gilmar Cardoso como sendo um poeta inspirado e pensador!".

O poeta Milton Vicente Ferreira, da Academia de Letras José de Alencar, prefaciante de seu primeiro livro descreve que "a natureza e o amor estão sempre presentes em suas poesias, oxalá as pessoas que tiverem a felicidade de se encontrarem com suas boas e expressivas mensagens, se fortaleçam com as vibrações positivas nelas contidas". O Professor de Literatura da UEM e ex-deputado constituinte, Tadeu França, escreveu que "Gilmar Cardoso possui uma obra que vale a pena ser lida por todos os que teimam em acreditar que as duas palavras:  Esperança e Sonho, ainda são mais fortes que o ceticismo das nossas contradições". Por sua vez, o Professor e Deputado Federal, Rubens Bueno, como prefaciante  de uma de suas obras analisou que "com inteligência e sensibilidade, Gilmar Cardoso revela, ao mesmo tempo, possuir uma exata compreensão dos tempos modernos e uma aspiração pelas formas simples da vida, reduzindo, assim, a expressões poéticas simplificados, os problemas complicados do cérebro e do coração!".

Ex-Procurador Geral dos Municípios de Campo Mourão e Farol, sede da COMCAM, é Consultor Jurídico especializado em Administração Pública, foi Assessor Jurídico da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze - ACAMDOZE, entidade que congrega 237 vereadores em 25 câmaras municipais na microrregião de Campo Mourão e Diretor da Escola de Gestão e Política - EGP/12, que forma anualmente os funcionários públicos, servidores, vereadores, prefeitos e assessores municipais que lidam com a administração pública. Ocupou a Procuradoria Jurídica da União dos Vereadores do Paraná – UVEPAR e a Secretaria Municipal de Comunicação Social de Campo Mourão – PR. Atualmente exerce a função pública de Diretor do Instituto das Águas do Paraná.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br