Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

13

Benedita Lima Cristófoli

Benedita Lima Cristófoli, nasceu no dia 28 de setembro de 1936, na pequena cidade de Luz em Minas Gerais, filha de Silvério Pacheco Lima e Avelina Francisca do Carmo.

Seu pai era agricultor e faleceu muito cedo, deixando as responsabilidades do lar e da fazenda para sua mãe que logo se casou novamente com José Joaquim de Araújo, pessoa que foi como um verdadeiro pai e que despertou em Benedita a vontade de conhecer histórias novas, com os contos narrados para os filhos e enteados nos fins das tardes na fazenda.

Mudou-se para Campo Mourão em 1961, junto com sua família e no segundo ano após sua vinda se casou. Seu casamento, apesar de não ter sido como foi planejado, deu a Benedita o grande orgulho de sua vida, que são seus filhos, seus netos e bisnetos. 

Mãe exemplar e dedicada foi responsável pela alfabetização dos filhos e pela admirável criação, na base de muito amor, tornando-os pessoas de bem, comprometidos com a vida e com as pessoas a sua volta.

Para educar da melhor forma possível seus filhos, era preciso mais informação, foi então que decidiu procurar pela primeira vez, a biblioteca municipal, onde a princípio buscava livros pedagógicos, mas não tardou a encontrar os romances e também a filosofia. E, neste período encontrou seu grande amor pela leitura, que o acompanha até hoje.

Em 1986, ela e o então esposo se mudaram para Tocantins, e foi neste estado que, motivada pelas saudades dos filhos e dos netos, escreveu seu primeiro livro de literatura infantil com o título "o desenho do céu". Em janeiro de 1990, o romance “O Mistério das Rosas Vermelhas”, lança o “O Reencontro” na Bienal do Livro em 1997, no Rio de Janeiro e no Colégio Estadual Prof. João d’ Oliveira Gomes, onde cursou o Magistério.

Em 1986 muda-se para o Tocantis, volta as raízes em 1995 com a separação do seu casamento. Em 1999 pode realizar seu grande sonho de concluir o ensino superior, onde se formou no curso de Pedagogia na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).

E não parou por ai, Benedita também se especializou em educação de Jovens e Adultos no projeto EJA, e teve grande felicidade de ensinar a ler e a escrever a diversas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender quando eram jovens.

Em 1997, publicou seu terceiro romance, "o reencontro" e no ano 2000, o concurso Novos Escritores do Cone Sul divulgando a sua obra, dando destaque ao conto "o vale das borboletas".

Benedita também participou das antologias "Caminhos In Versos", da Associação Mourãoense dos Escritores, da Academia Mourãoense de Letras: "Expressões em Prosa e Versos".


Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br