Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

3

José Eugênio Maciel

Nasceu em Campo Mourão, 20 de abril de 1963, filho dos pioneiros Eloy Maciel (falecido) e Elza Brisola Maciel.

Começou cedo as lides culturais e educacionais. Na vida estudantil integrou a UMES  União Mourãoense dos Estudantes, a UPES  União Paranaense dos Estudantes e vice-presidente nacional da UBES -União Brasileira dos Estudantes.

Em 1980 torna-se professor contratado da FUCAM - Fundação Educacional de Campo Mourão, lecionando Técnicas Agrícolas. Após formar-se  em Sociologia - Bacharelado e Licenciatura - e depois de lecionar na Capital do Estado, Maciel retorna à Campo Mourão.  No período de 1992 até 1996,  leciona História no Colégio Integrado.

Destacou-se como Secretário Municipal da Educação e da Cultura de Campo Mourão, acumulando as presidências da FUCAM e FUNDACAM, respectivamente Fundação Educacional de Campo Mourão e Fundação Cultural de Campo Mourão, de 1993 a 1996.  Entre outras realizações, foi o responsável pela implantação do CEFET,  a criação e instalação e construção de diversas escolas municipais, gerando acréscimo de 8 mil vagas em menos de quatro anos.  Os programas implantados na época, principalmente voltados para valorização do ensino, chamaram a atenção do Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, que aqui esteve em duas oportunidades, quando elogiou o trabalho educacional do Município, fato hoje lembrado e que faz parte da História de Campo Mourão. Outra obra de vulto é o IMAPE - Instituto  Municipal de Apoio e Planejamento Educacional, uma espécie de “Escola do Professor", destinado à realização de cursos para o magistério e demais servidores públicos.

Foi vereador de Campo Mourão - Legislatura 1997/2000, tendo sido eleito presidente do Legislativo,  único até hoje escolhido por unanimidade, fato histórico na política da cidade.

Escreve aos domingos no Jornal Tribuna do Interior, há 22 anos, Coluna tradicional que leva o seu nome, Maciel já teve seus escritos publicados nos jornais de circulação estadual. Colaborador assíduo dos meios de comunicação.

Em 2001 passou a ser o Superintendente da PREVISCAM - Previdência dos Servidores Municipais de Campo Mourão, funções exercidas até 2004.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br