Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

4

Agnaldo Feitoza

José Agnaldo Feitoza nasceu em 15 de janeiro de 1968 na cidade de Nossa Senhora da Glória - SE. Filho de José Alves Feitoza e Maria Lima Feitoza. É o quarto filho de uma família de oito irmãos. Saiu de sua cidade natal com um mês e meio de vida. Com apenas 5 meses de idade, contraiu o vírus da Poliomielite. Aos 9 anos foi encaminhado para realizar tratamento dos resquícios provocados pela Paralisia Infantil. Passou por um período longo de reabilitação.

Apesar do revés que a vida lhe impôs, dedicou-se aos estudos. Formou-se em Técnico Agrícola, pelo Colégio Agrícola de Campo Mourão  PR, no ano de 1987. No início do Curso perdeu dois irmãos num acidente de carro. Com a morte do irmãos, que eram catequistas, dá continuidade a este trabalho catequético. Três anos após recebe o Ato de Investidura como Ministro Extraordinário da Eucaristia e da Palavra. Foi professor do ensino primário pela Escola Rural Rocha Pombo, no ano de 1988. Neste mesmo ano ingressou no Curso de Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão. 

Mesmo dando andamento ao Curso de Geografia, no período noturno, começa a trabalhar na função de Auxiliar Administrativo na Agência dos Correios de Campo Mourão, no ano de 1991. No ano seguinte forma-se em Geografia. Em 1993 começa a ministrar aulas de Geografia e História pelo Colégio Estadual Adaucto Rocha, na cidade de Luisiana. No ano de 1994 passa a trabalhar no período diurno como chefe da seção de Tacografia, na Empresa Expresso Nordeste, e lecionar as disciplinas de Geografia  e Ciências no Colégio Bento Mussurunga, em Campo Mourão.

Começa a publicar os primeiros escritos no ano de 1998, lançando o livro: “Jesus, Fonte de Vida”. Junto a este trabalho grava o CD: “Eis que vos anuncio uma Boa Nova”. No ano seguinte participa da segunda coletânea dos escritores mourãoenses, promovido pela AME (Associação Mourãoense de Escritores): “Caminhos In Versos”. Neste mesmo ano lança o livro: “Família Peteck, Testemunho de Vida”.

No ano de 2000, inicia o curso de Especialização em Pedagogia Religiosa e escreve a biografia do segundo bispo da Diocese de Campo Mourão: “Dom Virgílio de Pauli, Lição de Vida”. No segundo aniversário da morte de Dom Virgílio, lança o livro: “Pensamento Vivo de Dom Virgílio de Pauli”. No segundo semestre de 2001, conclui o curso de Especialização em Pedagogia Religiosa. No início do ano de 2002 lança o livro: “Monsenhor Jorge Wostal, Vida e Missão”.

Em 18 de maio de 2002, casa-se com a jovem Ana Paula. Três dias após o casamento, é empossado como membro da Academia Mourãoense de Letras, ocupando a cadeira número 4, que tem como Patrono o primeiro bispo da diocese de Campo Mourão, Dom Eliseu Simões Mendes.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br