Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

10

Amani Spachinski de Oliveira

Nascido aos 26 dias do mês de maio de 1952, no Município de Pinhão, Estado do Paraná. Filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira. Cursou o antigo primário no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava e fez o curso preparatório para o “exame de admissão” para o ginásio na Cidade de Guarapuava, onde trabalhou como engraxate, jornaleiro, vendedor, confeiteiro, balconista, mecânico de máquinas agrícolas, motocicletas, automóveis e caminhões até o ano de 1970, quando ingressou no Seminário Diocesano Paulo VI de Londrina e cursou o Ginásio e parte do Curso Colegial. 

Em Ponta Grossa, no Seminário Diocesano São José, concluiu o Segundo Grau, fez Filosofia Pura e Teologia. Em 1980 foi ordenado padre pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga - PR. Em 1983, “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira com a qual teve dois filhos, Victor de Néri Oliveira e Vinícius Emanuel de Oliveira. Em 1987 iniciou o Curso de Letras Literatura na, então FAFIG, hoje Universidade Estadual de Guarapuava. Em 1988, fez reconhecimento do Curso de Filosofia na FACITOL em Toledo e complementação na FAFI em Palmas, concluindo em 1990, habilitando-se em Filosofia, Sociologia e Psicologia. É especialista em Filosofia e Psicopedagogia, doutorando em História. 

Trabalhou como Encarregado de Recursos Humanos na grande empresa do transporte coletivo do Paraná, a EUCATUR, foi Secretário Municipal de Saúde em duas prefeituras, diretor de Hospital Municipal e de Escola Estadual, orientador técnico, instrutor de cursos e  gerente de Unidade do SENAC em Campo Mourão. Atualmente é professor de Filosofia para o Curso Médio e Superior, atuando no Colégio Estadual Marechal Rondon e Seminário Nossa Senhora do Guadalupe. 

É presidente da Associação Mourãoense de Escritores. Por gostar de ler, entrou, ainda adolescente, no mundo da escrita, pelas portas da poesia e do teatro. Começou cedo como escritor, embora não publicando suas obras, na juventude. Seu primeiro trabalho de sucesso foi a poesia “Vorte Querida Vorte”, depois escreveu a peça “Castelo Assombrado” e nunca mais parou de escrever versos e contos. Ainda como escritor, participou de  seis coletâneas poéticas e contos, escreveu o livro paradidático “A Busca de uma Vida e um Mundo Melhor para se Viver”, “Introdução ao Estudo da Filosofia” e o Livro de poesias místicas “Anseios D'Alma”. 

É Palestrante, Conferencista e Filósofo Clínico em formação. Foi diretor de peças teatrais como: “Natal de Esquina” e o “Auto da Compadecida”, além de dirigir noites de apresentações humorísticas, festivais e foi co-autor do 1.º FESPA - Festival da Paródia de Guarapuava em 1969/1970. Em 1992 veio para Campo Mourão e aqui fixou residência com sua família, de onde jamais pretende sair. 

É professor de Filosofia, nos Cursos Médio e Superior. Foi Presidente da AME - Associação Mourãense de Escritores e membro da FHEPE  Fundação Horácio Amaral de Estudos e Pesquisas. Ministra palestras e cursos em escolas, empresas e comunidades. É escritor, poeta e contista.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br