Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

11

Gilson Mendes de Góis

Nasceu em Nova Cantu, Paraná, em 14 de novembro de 1964. Transferiu-se para Campo Mourão, em 1970. Ainda menino, apaixonou-se pela leitura e, consequentemente, pela literatura. No antigo ensino primário, ao se observarem suas redações escolares, notava-se que, ainda menino, já demonstrava certo "dom" no trato com as letras. Vencendo alguns concursos de redação e muito bem estimulado por seus primeiros professores,  esse lado escritor foi se materializando. Dentre as pessoas que o incentivaram, faz questão de citar a Professora Vera Alice de Oliveira Basso. Afirma que sua vida escolar e, até mesmo, literária era uma e tornou-se muito mais palpável depois de ter sido aluno da referida mestre.

Dessa forma, seguiu os passos rumo ao sonho de se tornar um bom escritor, sonho este que ainda está sendo buscado avidamente. Participando de concursos literários (de contos e poesias), consolidou-se a cada dia a certeza de que escrever era o seu norte.

É graduado em Letras Anglo-portuguesas e especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Escreve romances, contos e poesia. Em 2002, teve sua primeira vitória, que foi a publicação de seu primeiro romance. Isto se deu através de um concurso estadual promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, intitulado Livraria Paraná, onde seu trabalho "A coruja e a lagarta" obteve a classificação para ser publicado. Depois disso, foi convidado a fazer parte da Academia Mourãoense de Letras, da qual é fundador da cadeira número 11.

É autor do livro "História de Filhotes" e publicou trabalhos em antologias, tanto de contos quanto de poesias, no Paraná.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br