Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

12

Aparecida Maura dos Santos

Nascida a 12 de fevereiro de 1938 na cidade de Marília Estado de São Paulo filha de Victorino Honorato dos Santos e sua mulher Benedita Domingues dos Santos.

Casada com João Pinto dos Santos, de cuja união nasceram os filhos João Pinto Júnior, Rui , Reinaldo e Roberto. Netos  João Pinto dos Santos Neto, Fábio Eduardo, Patrícia Cristina, AKalissa e Andria.

Bisnetas Maria Eduarda, Ana Luiza e Ana Sara.

Após a conclusão do 4º Ano Primário e o Curso de Admissão na Escola Adventista de Campo Mourão matricula-se na Escola Normal Regional “Emiliano Perneta”, posteriormente transfere-se para o Colégio Estadual de Campo Mourão em razão do horário deste ser-lhe mais favorável na rotina de trabalho no Lar e junto ao Centro de Saúde de Campo Mourão para o qual fora nomeada. Concluindo o Curso Ginasial em 1968, matricula-se no mesmo Colégio  no Curso Científico, em outubro do ano em curso falece,vitima de acidente, o filho caçula Roberto com 8 anos de idade. Acometida por problemas de ordem emocional, inclusive causando internações em hospitais psiquiátricos em Maringá e Curitiba a afastam dos estudos.

No ano 1972, ainda convalescente, a Professora Sra. Hilda B. Dessotti, na época diretora da Escola  Normal “ENCE” Prof. João d’O. Gomes, num diálogo informal incentiva-a retomar os estudos. Dia seguinte matricula-se na referida escola. 1973 um acidente ceifa a vida do primogênito João Pinto Júnior com 18 anos. O carinho, a compreensão e a colaboração da família, das Professoras e amigos foi-lhe possível continuar os estudos, mesmo porque este se tornou um bálsamo para aquela mente conturbada.  Forma-se em 1974. Em 1976, a Comissão de Formatura do Curso de Estudos Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão promovem um evento pró-formatura no Clube 10 de Outubro com a apresentação da Peça “LÁ”, com o Ator José Maria Santos, de Curitiba.

Após o espetáculo, por ser também formanda, participa do evento, iniciando na Literatura como primeira romancista de Campo Mourão lançando o livro “ Nos Porões da Sociedade”. 1980 termina o Curso de Direito e Estágio Profissional pela Faculdade de Direito de São Carlos-Sp. Em 1981 é convidada a integrar a Banca de Advocacia do Dr. José Luiz Gurgel, onde passa a advogar até 1982 quando adquire o próprio escritório.

Corria o ano de 1993, Patrícia Cristina contava 7 anos, adentra a sala do escritório e diz “Vó, vou ser pintora”. Acompanhou a neta de apenas 7 anos e se tornou pintora. Primeiro 2 anos de aulas praticas com a Professora Ana Maria Mendonça e, ao longo do tempo foi adquirindo livros de Desenho, pintura e História Geral da Arte. Fez aulas de Desenho com o Prof. Evanildo F. Fernandes, Óleo S/ Tela com a Prof Juliane Maria Tribulale e o Prof. Boh todos de Maringá. Fez aulas práticas e teóricas no Atelier do renomado Artista Plástico e Pro. Raul Dellavy em Curitiba-Pr nos Ateliers das professoras Joyce Queiroga, Ionice Sartor, que recebiam artistas plásticos e professores de Curitiba, São Paulo e de outros Estados para que ministrassem aulas praticas de pinturas nas mais diversas técnicas, inclusive O Município de Campo Mourão através da Fundação Cultural que promovia as Semana Regional de Arte as quais sempre participava. Tendo concluído o Curso de Educação e Arte em nível de Especialização Lato-Senso pela Universidade Estadual do Paraná, (UNESPAR) Campus de Campo Mourão em 2005.

Iniciando no ano seguinte Mestrado em Antropologia, porém quando se preparava para elaborar a devida Dissertação de conclusão do curso surgiu a oportunidade de cursar o Mestrado em Artes Visuais na Universidade optou pela Arte desistindo da Antropologia, porém prestes a findar as aula presenciais e iniciar a Dissertação de conclusão do Mestrado uma hérnia de disco trava-lhe a perna direita submete-se a cirurgia, ainda convalescente cai em uma escada rolante, fratura a tíbia e o joelho. Mas, a Vida continua.

Foi membro do conselho municipal de cultura de Campo Mourão, atualmente é membro da Associação Mouroãoenses de Escritores (AME). Depois de 2004 publicou o conto “O Sonho”, em 2005 publicou o conto “Peripécias da Política Tupiniquim” ainda no ano de 2005 publicou a 2ª Edição do livro “Nos Porões da Sociedade”.

COLETIVAS

1995 – IColetiva de Artistas Plásticos Mourãoenses no Teatro Municipal de Campo Mourão e Casa da Cultura.

1997 – 4º Circuito Regional de Exposições.

1997 – Feira Industrial no Shopping Mourão.

1998 – 5º Circuito Regional de Exposições.

2000 – ll Coletiva de Artistas Plásticos Murãoenses no Teatro Municipal de Campo Mourão.

2009 – lll Coletiva de Artistas Plásticos Murãoenses no Teatro Municipal de Campo Mourão.

2005 – Mostra Paranaense de Artes Visuais. Campo Mourão.

INDIVIDUAIS

1963 – Foi admitida pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná (Portaria 429) na categoria PS2, para prestar serviço de Atendente na Unidade do 9º Distrito Sanitário com sede em Campo Mourão, do Departamento de Unidade Sanitária, sendo que, posteriormente, aprovada em Concurso Público foi efetivada com o nível 8.

Tendo exercido suas funções no período (1963 a 1975).

1994 e 1997 – Casa da Cultura de Campo Mourão.

2000 – Passo Municipal 10 de Outubro.

2002 e 2004 – SESC em Campo Mourão.

E, Outras.

TÍTULOS E PRÊMIOS

1967 – CERTIFICADO de treinamento de pessoal em administração pública pelo Departamento Estadual do Serviço Público do Estado do Paraná.

1968 – CERTIFICADO de habilitação no serviço público pelo Departamento Estadual do Serviço Público do Estado do Paraná

1975 – CERTIFICADO pelo Centro Latino Americano de Parapsicologia (São Paulo) Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Curso de Extensão  Universitária)

1976 – HONRA DO MÉRITO pela Polícia Militar do Estado do Paraná  7º Batalhão Policial Militar em razão do livro “NOS PRÕES DA SOCIEDADE’

1989 – CERTIFICADO pelo Cedepe (Cursado em Campo Mourão).

1993 – CERTIFICADO Primeira Semana de Estudos Jurídicos pela OAB de Campo Mourão.

1995 – CERTIFICADO pela Secretaria de Estado da Cultura.

1996 – CERTIFICADO pelo Curso de Redação Forense ministrado a distancia pela Cultura Jurídica.

1996 – CERTIFICADO Segundo Simpósio de Estudos Jurídicos pela OAB de Campo Mourão.

1999 – CERTIFICADO pelo Município de Campo Mourão.

2001 – CERTIFICADO pelo Município de Campo Mourão – Fundação Cultural.

2005 – CERTIFICADO Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão – Fundação Cultural.

2005 – Mensão Honrosa pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (COSEM) pelo conjunto da obras na mostra paranaense de Artes Visuais região Noroeste – Campo Mourão

Nome Artístico: Maura Santos.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br