Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

16

Édina Conceição Simionato

Natural da cidade de Peabiru (PR), nascida aos 08 de dezembro de 1953. Filha dos pioneiros Orlando e Otília Haesbaert, Edina é mourãoense de coração. Adotou nossa cidade como sua com um ano de idade, data em que a família se transfere para Campo Mourão.

Edina cresceu e viu a cidade se transformar, acompanhando cada passo do nosso progresso. Desde menina já tinha o gosto pela escrita, com poesias, poemas e contos. Ausentou-se de Campo Mourão após seu casamento com Ademir Antonio Simionato. Constituiu família, criou os 03 filhos (Luciane, Marcos e Julliana) e é avó de Luísa, Victor e Matthew. Ao se casar residiram em Londrina, Cornélio Procópio e Cascavel. Na cidade de Cascavel, foi professora.

Em 1985, retorna á Campo Mourão. Logo que chegou foi convidada pelo Pastor da 1ª Igreja Batista Paulo Martins e pelo Prefeito Augustinho Vecchi, para ser a DIRETORA E COORDENADORA da GUARDA MIRIM FEMININA e da CRECHE JÓIAS DE CRISTO, que funcionavam nas dependências anexas a igreja, tendo ensinado princípios e valores morais e cristãos, além de encaminhar para o mercado de trabalho centenas de adolescentes.

Formada em TEOLOGIA pela FATEFI (Faculdade de Teologia e Filosofia do Paraná) e pós-graduada em PEDAGOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, pela FECILCAM de Campo Mourão, Concursada pela FUNDACAM, atua como COORDENADORA DO MUSEU MUNICIPAL DEOLINDO MENDES PEREIRA há 19 anos.

Como escritora participou das COLETÂNEAS CAMINHOS IN VERSOS I e II, publicadas pela ASSOCIAÇÃO MOURÃOENSE DOS ESCRITORES – AME, DO COMPÊNDIO I, II E III da AML – ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS e com dois contos publicados no livro “ENQUANTO CONTO ENCANTO O CONTO”, publicado pela FUNDAÇÃO TEATRO GUAIRÁ. Também tem dois contos publicados nos CADERNOS PARANÁ Nº 3 ( LENDAS E CONTOS POPULARES DO PARANÁ) realizado pela SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA SECRETARIA DO ESTADO E DA CULTURA DO PARANÁ.Um desses contos se transformou em curta metragem para o PROGRAMA “CASOS E CAUSOS ,DA RPC, INTITULADO “A LENDA DE SÃO TOMÉ, que relata sobre os caminhos de Peabiru.

Participou ativamente da pesquisa, compilação, curadoria e organização do livro “PRINCIPAIS AVENIDAS, RUAS, PRAÇAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE CAMPO MOURÃO – BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS 1947-2007”, publicado pela FUNDACAM, por ocasião do 60ª Aniversário da Emancipação Político-Administrativa de Campo Mourão (2007).

Edina é membro da AML (Academia Mourãoense de Letras), sendo fundador da cadeira nº 16, que tem como patronesse a Professora Eulália Carneiro de Campos. É membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná). É Membro da ACCUR (Academia de Cultura de Curitiba).

Como historiadora Edina escreveu os livros CAMPO MOURÃO SUA GENTE... SUA HISTÓRIA, 1ª E 2ª E 3ª EDIÇÃOe CAMPO MOURÃO, NA ESPIRAL DO TEMPO, comemorativo aos cinqüenta anos de Campo Mourão.

Idealizadora e Fundadora da APIM (ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE CAMPO MOURÃO) onde desenvolve um trabalho de Memória viva, momentos de descontração e confraternização entre os pioneiros da cidade e região, com os “ENCONTROS ITINERANTES DE PIONEIROS E A RODA DOS PIONEIROS”.

Junto ao Museu Municipal, do qual é coordenadora, desenvolve além das visitas monitoradas, o programa: “UM PASSEIO PELA MEMÓRIA”, despertando nos alunos e visitantes a valorização e o respeito pelos nossos antepassados, além de contar sobre o início da colonização e a conscientização sobre a História e a Memória de um povo.

Edina desde pequena adquiriu o gosto pela leitura e escrita, sendo que tem em seus guardados livros de poesias, contos e crônicas que escrevia desde menina.

Está com um livro em fase final sobre suas obras. Ama o que faz, e isso a faz uma pessoa feliz e realizada, com muitos amigos.

Autora do livro: CAMPO MOURÃO: MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA, proposto pelo MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO/ SECRETARIA DA MULHER E A FUNDACAM/ MUSEU MUNICIPAL, lançado em 08 de março de 2010, DIA INTERNACIONAL DA MULHER tem como traço a data de 1903 (data da 1ª mulher agricultora, mãe, chegou aos nossos sertões, indo até 1961, destacando as mulheres em seus diversos segmentos). É uma singela homenagem á todas as mulheres pioneiras que fizeram destes campos um lugar maravilhoso para se viver. 

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br