Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

17

Pe. Jurandir Coronado Aguilar

Jurandir Coronado Aguilar, membro efetivo da cadeira nº 17 da Academia Mourãoense de Letras, cujo patrono é Dom Virgílio de Pauli, segundo bispo da diocese de Campo Mourão, nasceu na cidade de Primeiro de Maio, PR, no dia 8 de fevereiro de 1965, sendo filho de João Coronado e Mercedes Aguilar Coronado.

Realizou os estudos primários e ginasiais em Primeiro de Maio e a conclusão dos estudos secundários em Londrina, PR. Graduado em Filosofia junto aos Seminários Paulo VI de Londrina, PR, e Nossa Senhora da Glória de Maringá, PR, e em teologia junto ao Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, em Florianópolis, SC.

Foi ordenado presbítero pela diocese de Campo Mourão no dia 16 de dezembro de 1989, onde realizou as atividades de reitor do Seminário São José, assessor de diversas pastorais e pároco da Paróquia Sagrada Família, em Campo Mourão, PR.

Entre os anos 1996 a 2001 estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde obteve o título de mestre e doutor em História Eclesiástica. Em maio de 2002 foi contemplado com o Prêmio Roberto Belarmino, junto à mesma Universidade, pela qualificação da sua tese doutoral.

Após ter retomado os trabalhos pastorais na Paróquia Sagrada Família em Campo Mourão, PR, entre os anos 2002-2005, foi enviado a Cambé, PR, como reitor do Seminário de Teologia Dom Virgílio de Pauli, da diocese de Campo Mourão, em 2006, onde reside. Atualmente é professor de História Eclesiástica e Patrologia na Pontifícia Universidade Católica, campus de Londrina, e diretor do Arquivo Histórico Diocesano Padre Aloysio Jacobi, em Campo Mourão, PR.

Entre as suas produções literárias, destacam-se: Conquista Espiritual. A história da evangelização na Província Guairá na obra de Antônio Ruiz de Montoya S.I. (1585-1652), Tese Doutoral (Roma: Editrice Pontificia Università Gregoriana, 2002); Félix Alejandro Pastor, SJ. Notícias históricas, in M.C. Bingemer – P.F.C. de Andrade, O mistério e a história. Ensaios de teologia em homenagem ao Pe. Félix Pastor por ocasião dos seus 70 anos, São Paulo: Edições Loyola, 2003; Monarquia hispânico-lusitana. Documentos políticos, administrativos e religiosos do período filipino (1556-1665) relacionados à Província Guairá, Campo Mourão», in Compêndio sobre o Caminho de Peabiru, I, Campo Mourão 2004; Vila Rica do Espírito Santo: informações históricas sobre a atividade político-administrativa e religiosa nas crônicas dos jesuítas guairenhos (1609-1632)», in Compêndio sobre o Caminho de Peabiru, II, Campo Mourão 2005; Missionários e profetas na Igreja e no mundo: sugestões para a formação dos futuros presbíteros», in Revista Teológica Pastoral, Londrina 2007.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br