Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

19

Assabido Rhoden

Nasceu, em Selbach, RS, aos 11 de dezembro de 1926, de pais profundamente cristãos, que foram morar no oeste de Santa Catarina em Saudades. Fez seus estudos todos em seminário dos Missionários da Sagrada Família, humanitários, filosóficos, teológicos e seminarísticos sacerdotais. Formado em filosofia e durante três anos foi professor de teologia no Seminário Maior de São José, em Passo Fundo.

Depois de ter trabalhado por muitos anos no ministério sacerdotal, por motivos de consciência, talvez, provocados pelo tipo de educação recebida, pediu ao Papa Paulo VI, por intermédio dos superiores, a dispensa das funções que podem ser dispensadas, mas nunca deixou o espírito sacerdotal em todos os seus trabalhos.

Veio ao Paraná, Goioerê e Campo Mourão, onde casou-se com Clautilde Khalaf, com a qual tem quatro filhos, que com seu amor e sua muita dedicação ajudou a educar e formar. Os quatros filhos são formados. Três em direito, Carlos Alberto, Ana Cláudia e Fernanda, e Ricardo, em Economia.

Em Goioerê e Campo Mourão foi professor Estadual e Universitário na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) e no Centro Integrado de Ensino Superior – CIES, durante 21 anos até o momento em que se aposentou. Fez também especialização em filosofia e história.

Na Fecilcam foi Vice-Diretor e Coordenador de três cursos de Pós-graduação em filosofia.

Hoje, aposentado faz parte da AME – Associação Mourãoense dos Escritores. É membro da AML – Academia Mourãoense de Letras e membro fundador da AMF – Academia Mourãoense de Filosofia, a primeira fundada no Estado do Paraná. Há mais de doze anos ministra aulas de filosofia e latim aos seminaristas da Diocese de Campo Mourão, escrever para o jornal Servindo. É tradutor dos documentos latinos vindos do Vaticano e escritor, tendo publicado a obra “Mito e Logos no Pensamento dos Índios Brasileiros” e "Uma só coisa é necessária". Em companhia com outros professores publicou “Os caminhos de Investigar”. Participou com obras em diversas coletâneas da AME – Associação Mourãoense dos Escritores, AML – Academia Mourãoense de Letras e AMF- Academia Mourãoense de Filosofia, além de escrever para jornais e revistas da região. 

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br