Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

25

Maria Joana Titon Calderari

Nascida em Videira, Santa Catarina em 13 de abril de 1951, filha de David Titton e Maria Rosália Leoni Titton, onde iniciou seus estudos concluindo o Curso Normal em 1968, ano em que iniciou sua vida profissional atuando como professora primária no estado de Santa Catarina.

Em 1969 iniciou o Curso de Letras na Universidade Federal do Paraná, continuando a atuar como professora primária no Colégio da Divina Providência, em Curitiba. Em 1973, recém formada e casada com Ricardo Accioly Calderari, fixou residência em Campo Mourão, onde nasceram suas três filhas, Mirele, Graziela e Ivone Maria.

Atuou como professora de língua e literatura  portuguesa, inglês e ensino religioso, de primeiro e segundo graus nas escolas públicas de Campo Mourão, no Colégio Santa Cruz e Fecilcam. Atou até sua aposentadoria,  como coordenadora do Ensino Religioso no Núcleo Regional de Educação, ministrando cursos aos professores da região.

Concluiu a Especialização em Filosofia – FECILCAM em 1990 e a Especialização em Pedagogia Religiosa – PUC – Curitiba  em 1994, apresentando os seguintes trabalhos:

 O resgate dos valores femininos na Literatura Infanto Juvenil Brasileira nas décadas  70/80 –  Curso de Especilização em Filosofia -1991.

A questão dos valores e o povo cubano – Curso de Especialização em Pedagogia religiosa1994 – PUC –Curitiba –Pr.

Resgatando os valores essenciais da pessoa e da Educação através da música popular– Projeto Vale saber – Seed – 1997.

Atua como docente em Análise da Conjuntura para Líderes  nas Escolas Teológica, Catequética da Diocese de Campo Mourão e seminário. Participa da equipe do CDAE- Coordenação Diocesana de Ação Evangelizadora da Diocese de Campo Mourão.

Tem sido redatora e Colaboradora do Jornal Diocesano SERVINDO  desde 1998, do jornal Gazeta do Centro Oeste desde 2006, da Cidade em Revista e do blog do Ilivaldo Duarte desde 2009.

Com muito orgulho e emoção, na sua posse na cadeira  25 da AML em 2009, publicou o livro: Retalhos costurados no fio da Fé e da Esperança, Artes Gráficas Ivaí Ltda. Naquele dia descobriu o real sentido da imortalidade com a notícia da chegada de seu neto João Antonio.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br