Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

27

Francisco Pinheiro

É professor, ator, diretor de teatro e escritor. Formou-se em Letras e pós-graduado em arte e educação. Nasceu em Campo Mourão. Iniciou-se em teatro no final da década de 1980 com o espetáculo "O que fazer pela flor?", com direção de Carlos Soares e texto de Alaor de Oliveira. Foi responsável pelos espetáculos “Auto da Paixão de Cristo” e “Guardião do Fogo”, eventos tradicionais realizados na Páscoa e na Festa Nacional do Carneiro no Buraco e que se tornaram ícones da cultura local e estadual.

Coordenador de ação teatral, produtor executivo de eventos, professor de arte e de literatura infanto-juvenil, oficineiro de teatro e arte educação, diretor teatral, ator e dramaturgo. Autor de dezenas de textos teatrais como destaque: Flor, Pimenta e Água Benta; O palhaço e a bailarina; A saga de um caminhante em seu enfrentamento com o destino; A menina do boné vermelho; O vendedor de sonhos. Publicação:  “O imaginário de Francisco Pinheiro”, quatro volumes dedicados a textos para o teatro infantil.

Foi coordenador do Fetacam (Festival de Teatro de Campo Mourão). Além de organizar outras apresentações culturais, Francisco Pinheiro foi funcionário da Fundação Cultural de Campo Mourão, atuando no setor teatral. Atualmente reside em Boa Vista, Roraima. 

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br