Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

9

Clara Andrade Miranda Araújo

Nascida em 22 de novembro de 1943, iniciou-se na literatura pelos livros em que foi alfabetizada, pois na casa da avó, onde passou a infância, os únicos livros que existiam eram de seus tios que freqüentavam o quarto ano primário, cujos textos eram de autores famosos como Euclides da Cunha, Raquel de Queirós, José Lins do Rego e outros. Sobre a grande mesa de costura da avó eram comuns as revistas “O Cruzeiro”, assim aprendeu a conviver com reportagens e crônicas, especialmente as do David Nasser. 

Amava também as charges do Amigo da Onça do Péricles. Aos oito anos, sob a luz da lamparina à noite, lia para a avó e tios contos folclóricos e lendas sob a forma de Literatura de Cordel, muito divulgada na época, porém foram os anos de professora de Língua Portuguesa e a familiarização com textos, principalmente dos grandes poetas brasileiros que lhe trouxeram embasamento para o ingresso no mundo da poesia. 

Em 1981, publicou seu primeiro livro Para Quem Gostar de Poesia, quando residia ainda em Peabiru. Mudando-se para Campo Mourão participou do movimento para a fundação da AME (Associação Mourãoense de Escritores) em 1996, em que atua como revisora de textos. Colaborou com a fundação do primeiro jornal da AME: Nossa Vez. Seus poemas fazem parte da Antologia Caminhos inVersos I, II e III, publicados pela AME. Tem publicados também em vários jornais da cidade e região artigos, poemas e contos. As reminiscências da juventude vivida nos anos sessenta, principalmente com a onda da música popular da época, dos movimentos da Bossa Nova e da Tropicália contribuíram para moldar sua alma sensível e poética com grande pendor para a musicalidade, pois muitos de seus poemas são musicados por ela mesma. 

Seus escritos na atualidade seguem a linha espiritualista. Dedica parte de seu tempo à leitura bíblica de onde lhe vem inspiração para compor. Seu segundo livro Colar de Pérolas em fase de editoração deverá ser lançado brevemente. Dois outros estão programados: A Casa do Pai e Meu Alto Refúgio.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br