Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

1

Adinor Cordeiro de Souza

Nasceu em 1939, em Paula Ferreira, no Município de Canoinhas – SC, filho de Honorato de Paula Cordeiro e Getúlia Carmem de Souza. Pertencente a uma família de dez irmãos, foi casado com Roselande Pepino de Souza, e dessa união nasceram os filhos Carlos Roberto, Luiz Alberto, Sandra Regina, Sérgio Gilberto e Marcos Adalberto. Chegou em Campo Mourão em 1950, com uma Companhia Circense pertencente ao próprio pai, denominada “Circo Teatro Irmãos Cordeiro”, onde atuava como artista em vários números.

Foi operador de máquinas do Cine Mourão e apresentador do programa “Voz Amiga da Cidade”, um serviço externo de alto-falantes instalados em diversos pontos da cidade, com estúdio montado na atual Praça São José. Atendendo um convite do amigo Pedro da Veiga, passou a integrar a equipe dos primeiros locutores da Rádio Difusora Colméia, inaugurada em 20 de agosto de 1958.

Em 1979, estreou o programa “Encontro com a Saudade”, em que executava preferencialmente músicas clássicas e saudosistas, além de declarar poemas. Em 1981, transferiu-se para a Rádio Humaitá, passando a apresentar um programa nos mesmos moldes e estilo, denominado “Nos Braços da Saudade”.

Com surgimento, a partir de 1968 dos jornais semanais, “Folha de Campo Mourão” e “Tribuna do Interior”, manteve a “Coluna Jiboiadas”, que narrava com traços de humor inconfundível, fatos folclóricos e pitorescos, anedotas, caricaturas da época, com textos bem humorados, envolvendo o cotidiano de Campo Mourão.

Disputou uma cadeira do Poder Legislativo nas eleições municipais de 1972, alçando a suplência, vindo a assumir o cargo de Vereador no transcorrer do mandato. Foi o primeiro orador do Clube Recreativo Mourãoense, fundado em 29 de julho de 1965, sob a presidência de Antônio Zaramella.

Em 1986, incentivado por amigos, lançou o livro “Jiboiadas do Adinor”, contendo uma coletânea das colunas publicadas na imprensa local.

Faleceu em 11 de janeiro de 1987. Em sua homenagem, foi lhe dada à denominação de “Adinor Cordeiro de Souza” a cadeira n. º 1 da Academia Mourãoense de Letras, sendo ocupada pelo membro fundador Gilmar Aparecido Cardoso. 

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br