Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

12

Roberto Brzezinski

Nascido em Almirante Tamandaré, em  25 de novembro de 1911, filho de Francisco Brzezinski e Maria Kaminski. Casou com Tecla Mussak Brzezinski. Tiveram cinco filhos: Francisco Irineu, Iracema, Iria, Iran Roberto e Irene. Voluntário da revolução
de 30, com 22 anos, Brzezinski ingressou no serviço público, na condição de agente fiscal do Município de Mallet. Foi professor, diretor de escola e inspetor municipal de ensino. Ali, em 1941, tornou-se Juiz de Paz.
Em 1948, tomou conhecimento do eldorado no vale do Ivaí, as terras de Campo Mourão - na época, imagem de prosperidade sonhada por todos os imigrantes.
Roberto Brzezinski dedicou-se à atividade madeireira e as plantações de café. Desde 1952 até sua morte, viveu em Campo Mourão.
Foi eleito prefeito de Campo Mourão em 1955 com uma soma de votos que superava a somatória de votos dos outros três candidatos. Sua vitória uniu a sigla PSD-UDN (Partido Social Democrático e União Democrática Nacional), aliança inédita em território brasileiro.
Durante seu mandato construiu a Praça Getúlio Vargas, promoveu a igualdade social, construiu escolas, abriu estradas para diversos distritos, ergueu o Estádio Municipal, instalou a Coletoria Estadual e o Serviço de Metereologia, criou a primeira Banda Municipal e fundou a Biblioteca Municipal e a sua luta incessante pela titulação de terras para posseiros, demonstrando o seu compromisso em favor dos oprimidos pelas camadas dominantes.
Sua morte antes de terminar o mandato, em 21 de setembro de 1959, e na condição de líder regional, o favorito nas futuras eleições para mandato legislativo, comoveu o noroeste e o Paraná.
Hoje, Roberto Brzezinski é nome do Estádio que construiu, de uma das ruas de Campo Mourão, uma escola de primeiro grau da vizinha cidade de Campina da Lagoa, e de um distrito chamado Vila “Roberto Brzezinski”.
Em 1993, por iniciativa do deputado estadual Namir Piacentini, foi lhe concedido o título de Cidadão Benemérito do Paraná, honraria entregue em 2005.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br