Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

14

Alvino Aloir Cordeiro

"A vigorosa vocação literária de Alvino Ailor Cordeiro manifestou-se ainda na infância, quando escreveu suas primeiras poesias. Desde cedo se revelou um excelente escritor lúcido e seguro, sempre atento aos fatos familiares, políticos e religiosos enfocando-os de maneira atraente que qualquer faixa etária consegue facilmente entender. Como jornalista, as circunstâncias imprevistas o atrairam para um novo campo de interesse, o de palestrante. 

No entanto, o exercício de áridas atividades profissionais não sacrificou de todo a irresistível inclinação literária". Alvino Ailor Cordeiro, nasceu em 14 de dezembro de 1941, em Paula  Pereira no Município de Canoinhas, Santa Catarina. Filho de Honorato de Paula Cordeiro e Getúlia Carmem de Souza. Pertencente a uma família de dez irmãos, pai de três filhos: Wilson Paroski Cordeiro, Denilson Paroski Cordeiro e Denise Paroski da Silveira, tendo também duas enteadas, Simone Zanemberg de Campos e Paula Joviane Welz. Era casado com Lindair Zonemberge Cordeiro. Mesmo tende exercido diversas profissões na sua vida, era mais conhecido como poeta, palestrante, orador e contador de causos. Chegou a Campo Mourão em 1951, quando tinha apenas dez anos, junto com a Companhia Circense "Circo Teatro Irmãos Cordeiros", que era de seu próprio pai, onde fazia várias participações. 

Em 1993 Alvino Cordeiro foi contratado como representante comercial do Jornal Tribuna do Interior. Empresa onde trabalhou por quase sete anos. Além das poesias publicadas, também trabalhou como repórter regional do mesmo jornal. Em 2001 lançou sua coletânea poética no livro "Gotas de Amor", trazendo em suas poesias um pouco de sua vida. Desde pequeno compunha suas poesias e na adolescência já escrevia emocionando e fazendo sorrir com suas rimas "incopiáveis" ou perfeitas. Atualmente era o Professor Alvino da "Escolinha da Alegria", programa humorístico apresentado pela TV Carajás e que vinha se consolidando como um dos melhores da emissora. Trazia o humor na medida certa, fazendo a alegria de seu público. 

Na sua carreira profissional, trabalhou por muitos anos no ramo de vendas. Tinha uma desenvoltura ao falar, que conduzia seus ouvintes ao choro ao riso e à reflexão. Suas principais atividades, dentre outras, foram as seguintes: Tintureiro, artista de circo, foi dono de serraria de madeiras, empresário na área de insumos agrícolas, vendedor, repórter  de jornalístico, Palestrante, orador, declamador de poesias, contador de causos, sendo, inclusive vencedor por dois anos consecutivos do Concurso Pinóquio de Campo Mourão, foi professor, diretor e produtor do programa "Escolinha da Alegria". Membro da Igreja Adventista do 7º Dia, era um pregador inspirado por Deus. Suas palestras converteram muitas pessoas a  se aproximarem de Jesus Cristo. O Criador era sua maior inspiração.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br