Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

15

Brazilízio Pereira de Lima

Brazílizio Pereira de Lima nasceu em Paraguaçu Paulista – SP, no dia 02/05/1925. Filho de Francisco Pereira de Lima e Francisca Maria Dolores.   Brazílizio iniciou sua vida profissional trabalhando em circo e em rádio como locutor e cantor. 

Em 1947, casou-se com Patrocínia Ferreira de Lima, que era sua companhia e faziam  dupla sertaneja cantando em circo. Com Patrocínia teve dois filhos: Sidney Roberto e Maria Aparecida. Seu casamento não deu certo, durou apenas 11 anos.

Brazílizio começou a trabalhar em um parque e foi com esse parque que chegou a Campo Mourão em 1958. Gostou da cidade e resolveu ficar. Nessa época a Rádio Colméia estava em fase experimental e Brazílizio ou “Zé Olív”, que era seu nome artístico, começou a cantar em um programa sertanejo todas as quintas-feiras.

Na época da inauguração da rádio Colméia no cine Mourão, o “Zé Olív”  foi convidado pela senhora Elza Brizola Maciel, gerente da rádio, para atuar como radialista no programa “Tarde Sertaneja”, como “Prata da casa”. Zé Olív iniciou na Rádio Colméia em 01/08/1958.

Em 1962, ocasião em que a Rádio Colméia passou a funcionar no alto das Lojas Renner, hoje Farmácia América, Zé Olív iniciou o programa “Bom dia sertanejo”, onde permaneceu por mais de 20 anos.

Depois que  Zé Olív saiu da Rádio Colméia, trabalhou como vigia numa creche na Vila Urupês, por 9 anos, até que aposentou-se.

Em reconhecimento por tudo o que fez por Campo Mourão, recebeu em 1996 o título de cidadão Honorário. Faleceu em Campo Mourão.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br