Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

19

João Maria Bueno

Nasceu em Ortigueira (PR), aos vinte dias do mês de março de 1938, casou-se com Alzira Ferreira Bueno, com a qual teve cinco filhos. Trabalhou durante muitos anos nas Indústrias Klabin em Telêmaco Borba exercendo a atividade de apontador.

Fez diversos cursos como Administração de Empreses, Recursos Humanos, Vendas, Fundamentos Básicos da Filosofia, entre outros.

Veio ainda moço para Campo Mourão. Enquanto trabalhava fez o segundo grau através do Projeto Minerva, acompanhando as disciplinas pelo rádio. Saiu-se muito bem, com notas excelentes.

Foi autodidata e desde jovem começou escrever textos de mensagens e reflexões, com temas cívicos, religiosos, políticos e de  auto ajuda. Além de textos em prosa, escrevia também poesias. Sua obra literária é vasta, na sua maioria manuscrita. Depois de escrever solicitava a amigos e profissionais da Língua Portuguesa para que fizessem a transcrição datilografada ou digitada. Era leitor assíduo e homem de grande cultura. Conhecedor de filosofia, sociologia, geografia, história e política, entre outras. Demonstrava excelente domínio da língua portuguesa. Mesmo sem ter conhecimento acadêmico, seus textos não necessitavam de correção, pois apresentavam impecável desenvoltura, respeito às regras gramaticais, construção lógica e de leitura agradável.

Nos cursos em que participava copiava a maioria dos textos, respondia às questões e efetuava as composições dos trabalhos bibliográficos tudo manualmente, com uma letra artisticamente desenhada, impecável, sem borrões e clara.

Gostava muito de futebol, acompanhando sempre as partidas de seus times favoritos e da Seleção brasileira pelo rádio. Dificilmente perdia os noticiários da BBC de Londres em Língua Portuguesa, da Radio Guaíba de Porto Alegre, da Globo do Rio de Janeiro e o programa a Voz do Brasil de Brasília. Acompanhava as grandes reportagens da televisão brasileira.

Faleceu aos 64 anos, sem ter tido oportunidade de publicar suas obras como era seu grande desejo, deixando escrito uma enorme quantidade de textos inéditos, com mensagens de reflexão e ficção literária, tanto em prosa como em verso.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br