Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

2

Nelson Bittencourt Prado

Nelson Bittencourt Prado nasceu em Guarapuava, no dia 23/07/1917. Filho de João Lemos do Prado e Hugina Bittencourt Prado, neto pelo lado paterno do Major Fidêncio Lemos do Prado, combatente da Guerra do Paraguay e de dona Mariana Gaspar do Prado. Pelo lado materno era neto de Hygino Honorato Bittencourt e de dona Zeferina da Rocha Bittencourt. Casou-se com dona Nelly Mylla Prado, em Curitiba, no dia 08/03/1941. De seu casamento nasceu-lhe um filho, Ubiratã Prado. Conheceu Campo Mourão em 1943 e aqui chegou em  1951, quando começou a atuar como advogado.

Dona Nelly, sua esposa, era pintora, pianista e professora primária. Faleceu em Curitiba no dia 02/12/1979.

O Dr. Nelson foi um homem culto e de grande inteligência. Muito contribuiu para com a história de Campo Mourão. Sendo jornalista, primeiro advogado residente em Campo Mourão, historiador e vereador, escreveu diversos artigos para os jornais, muito preocupado em resgatar a nossa história. Entre esses artigos, escreveu “Campo Mourão – Retrospecto e Projeção”, especialmente para a Folha de Londrina em 1980.

Líder inconteste, sempre colaborou a tudo o que se referisse ao interesse público, ao progresso ou ao desenvolvimento deste município. Foi autor do projeto de Lei que criou o Brasão do município, projeto este, que mais tarde foi aproveitado para o projeto de lei que instituiu a bandeira de Campo Mourão. Instalou um sistema de transmissão radiofônica ao qual batizou de Muninter , interligando diversos municípios entre si e com a capital do estado. É de sua autoria o projeto de criação do distrito administrativo de Piquirivaí. Idealizador da Casa da Cultura. Foi também o primeiro presidente fundador do Lions Clube de Campo Mourão.

Em 1972, foi assistente técnico da Fundação de Assistência aos Municípios do Estado do Paraná – FAMEPAR, em Curitiba.

Em 10/10/1980, através da Lei nº 286, o poder Executivo Municipal concedeu ao Dr. Nelson o Título de “Cidadão Honorário de Campo Mourão”. Em reconhecimento a tudo o que fez por Campo Mourão, ganhou uma rua com o seu nome, Rua Nelson B. Prado, no bairro Lar Paraná.

Pretendia escrever um livro sobre Campo Mourão, porém ficou gravemente enfermo e não pode aze-lo, vindo a falecer em Curitiba no dia 19/11/1981.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br