Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

20

Jonas Bento de Deus

Nascido a 31 de maio de 1932, na localidade de Cafelândia, distrito administrativo de Jacobina, Bahia. Filho de Messias Manoel Bento e Rosa de Carvalho Mello. Desta união nasceram 13 filhos, 7 homens e 6 mulheres. O dia do nascimento do irmão mais velho deu-se no dia 8 de março. Na folhinha do Sagrado Coração de Jesus, sugeria o nome “João de Deus”. O pai achou interessante e colocou o nome “de Deus”, em todos os filhos.

Jonas veio de Jacobina para o Paraná, no ano de 1954, com 20 anos de idade. Morou na cidade de Juranda, aproximadamente 2 anos. Ali trabalhou para uma empreiteira, no desmatamento daquela região. De Juranda, foi para o distrito de Luisiana trabalhar no cultivo de café. Posteriormente, chegou a Campo Mourão no ano de 1957 para trabalhar numa laminadora, na Vila Urupês.

No ano de 1959 trabalhou no Bar Sol Nascente e também na Vitamina do seu Luiz, na Estação Rodoviária. Na década de 70, abriu o seu próprio trabalho: “A Banca do Jonas”.

Casado com Dona Izabel, teve 3 filhos: Edson, Estela e Marcos. Todos são casados e lhe deram três netos. Era de fácil relacionamento. Pessoa de fé. Tinha muita fidelidade aos ensinamentos dos pais: “Simplicidade e honestidade”. Amava a leitura e gostava muito dos animais. Preocupava-se com as incoerências das pessoas. Dizia que a incoerência gerava a falta de confiança entre as pessoas. Sua memória era muito boa, contava histórias com detalhes.

Sofria do “Mal de Chagas” há 40 anos. Mesmo com a saúde abalada, nunca demonstrou desanimo no trabalho e muito menos na vida. Com muito pesar deixou seus afazeres para passar por uma intervenção cirúrgica. Na seqüência, seu estado de saúde agravou-se de tal forma que veio a falecer no dia 15 de janeiro de 2005. Assim, aos 73 anos, deixou de conviver com sua esposa, seus filhos e netos, seus familiares e todas as pessoas que passaram por sua vida e foi morar junto de Deus, o qual ele sempre testemunhou.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br