Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

24

Egydio Martello

Natural do Rio do Peixe (Piratuba), município de Campos Novos - SC nasceu no dia 29/05/1930, sendo filho de Ernesto Martello e Maria Fabiani Martello. No inicio de 1959, chegava em Campo Mourão, a convite do senhor Belin Carollo, para trabalhar em sua empresa, em atividades de contabilidade e advocacia.

Jamais sonhara em ser professor, mas a convite de seu amigo, Dr. Milton Luiz Pereira, timidamente e com um certo receio, aceitou o convite, também reforçado pelo prof. Ephigênio José Carneiro, diretor do Ginásio de Campo Mourão. Em 1960, quando o ginásio foi estadualizado, o prof. Egydio Martello foi designado diretor substituto de 1960 a 1962. Em 1963 assumiu a direção do estabelecimento, nele permanecendo até o inicio de 1972. Passou a dedicar-se exclusivamente ao ensino, lutando com grandes dificuldades, em virtude das precárias instalações do antigo ginásio.

Durante os anos que esteve em frente à direção do ginásio, a harmonia era constante entre alunos, professor e direção. Em 1966, o ginásio transformava-se em colégio, com o funcionamento do curso científico. Em 1968, o colégio estadual foi transferido para o almejado prédio novo, com instalações mais amplas e melhor equipado.

Em reconhecimento ao seu trabalho harmonioso e profícuo, no dia 29/05/1968, por ocasião de seu aniversário, recebeu como presente, de seus amigos, professores e alunos, um automóvel Volkswagem e o título de cidadão honorário de Campo Mourão. O professor Egydio Martello, compôs a letra do Hino de Campo Mourão, do qual a professora Walkyria Gaertner Boz compôs a música.

No inicio de 1972, com a implantação da reforma do ensino em Campo Mourão, achou que era chegado o momento de deixar a direção do Colégio Estadual, sendo substituído pelo prof. Nicon Kopko. Continuou lecionando em Campo Mourão até o final de 1975, quando se transferiu para Curitiba, a fim de regularizar sua situação como professor. Em 1978 diplomou-se em letras pela Universidade Católica do Paraná.

De 1976 a 1983 lecionou em Curitiba, no Ginásio Estadual Dom Orione, tendo, em 1979, prestado concurso para Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, órgão federal da Justiça do Trabalho, desempenhando funções na 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba - Pr, onde reside. Grande foi a sua luta em prol do ensino em Campo Mourão, e em reconhecimento ao seu trabalho, a comunidade mourãoense e os poderes constituídos escolheram seu nome para designar a Biblioteca Pública Municipal de Campo Mourão, como “Biblioteca Pública Municipal Prof. Egydio Martello”.

Faleceu no dia 05 de dezembro de 2006, em Curitiba (Pr).


Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br