Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

27

Eroni Maciel Ribas

Natural de Guarapuava (PR) filha de Pedro Camargo Ribas e Francisca Bittencourt Ribas. Pelo lado materno é tataraneta do Capitão Antonio da Rocha Loures, comandante interino da expedição da fundação dos Campos de Guarapuava, em 1919 e sua bisavó materna Bibiana Birriel de Bittencourt foi a primeira professora de Guarapuava.

Fez o curso primário e complementar no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava. Aos 14 anos de idade, começou a lecionar.   Em 18 de dezembro de 1948, casou-se com Domingos Maciel Ribas. 

Chegou a Campo Mourão em julho de 1950 e atuou como professora na 1ª escola Isolada de Campo Mourão, que funcionava junto com a prefeitura.

Erony contava que na época ainda não existia muita conscientização quanto a importância da escola, fazendo com que as professoras saíssem pela região tentando difundir o ensino e buscando o seu apreço.

Foi a primeira diretora da Educação no período de 1963 a 1969 na Prefeitura Municipal de Campo Mourão.  Dentro de suas atividades culturais sempre promoveu concursos como os de vitrine, na época de Natal, e foi  idealizadora do 1º presépio vivo.

Aposentada do Estado e do Município residiu em Campo Mourão até seu falecimento.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br