Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

29

José Carlos Ferreira

José Carlos Ferreira foi um dos primeiros médicos da cidade e obteve reconhecimento de toda a comunidade pela capacidade, simplicidade e total zelo pela ética como profissional.

Em 1950, recém-formado em medicina no Rio Grande do Sul, José Carlos foi morar em Campo Mourão depois do convite de um dos irmãos, também médico. O município estava em processo de desbravamento e necessitava com urgência de médicos.

Na chegada, junto com a primeira esposa Lygia Maria, ele percebeu que o trabalho seria extenso. Nessa época, as brigas pela posse de terras causavam diversos feridos. O atendimento se fazia em locais distantes, o que levava José Carlos a trafegar de charrete ou cavalo ora em estradas poeirentas, ora enlameadas. Porém, não desistia.

Além das visitas, entregava remédios e muitas vezes, até alimentos. Especialista em clínica geral e obstetrícia, não tinha ideia de quantas pessoas ajudou a vir ao mundo. Por mais de 50 anos, clinicou em um espaço que dividia com um colega. Do pequeno consultório, localizado na Rua Brasil, nasceu o atual Hospital Santa Casa; e na sua residência, ao lado do hospital montou o novo consultório, que é mantido igual há décadas. Adiante, juntamente com seu amigo Manoel Andrade, fundou o Hospital São Pedro. Até os 80 anos, costumava atender os amigos mais antigos, mas somente para uma conversa.

Segundo eles, só o fato de ouvir os conselhos do dr. José Carlos já aliava as dores e fazia os amigos sentirem-se curados. Após a viuvez em 1991, casou-se com Terezinha, em 1994. E desde então, aproveitou para viajar ao Rio Grande do Sul e visitar a família que tinha deixado em Soledade.

Em 2009 foi escolhido pelo jornal da região como uma das maiores personalidades da história de Campo Mourão.

Faleceu em março de 2010.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br