Academia Mourãoense de Letras | Acadêmicos

Acadêmicos

9

Aracyldo Marques

Natural de Ilhéus, Bahia, filho de Otto Emerenciano e Brasilice Carvalho Marques, família tradicional de região.

Fazendo os primeiros estudos em Ilhéus, veio seguindo para o Rio de Janeiro, onde fez o curso científico e ingressou na Escola de Medicina do Rio de Janeiro. Mudou-se então para o Paraná, nos idos de 1954, tendo passado por São João do Ivaí, Campina da Lagoa, Fixando Residência em Campo Mourão, onde viveu por mais de trinta anos. Exerceu a medicina até o ano de 1995, vindo a falecer no ano seguinte.

Sua vida literária começou como a de muitos outros escritores, escrevendo artigos como colaborador de alguns jornais e crônicas para uma rádio da região, até que se iniciou como romantista, tendo estreado em 1968 com As Rosas Florescem em Maio, seguindo-se E o Verde Voltará(1971), O Sino de Cobre(1976), O Tempo, Cavalo Doido(1982), O Extermínio, Templo da Solidão e o último livro Demônios  do Planalto.

Em Campo Mourão alem de renomado escritor, foi distinguido pela Fundação Cultural de Campo Mourão, (FUNDACAM) que o homenageou dando ao anfiteatro o seu nome. Também teve seu nome incorporado ao rol de escritores da AME( Associação Mouraoense de Escritores). Foi um homem de muitas paixões, porém a sua maior paixão, sem dúvida, foram os livros.

Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br