Academia Mourãoense de Letras | Notícias

Notícias

19.07.2018

Edital nº 02/2018

Edital nº 01/2018

Tendo sido declarada vaga a cadeira n. 2, desta Academia Mourãoense de Letras (AML), a Presidência, no uso das suas atribuições, e em conformidade com o Estatuto próprio, faz saber a todos(as) que estão abertas as inscrições para o seu preenchimento, obedecendo aos seguintes critérios:

Art. 1º - A inscrição deverá ser feita no período compreendido de 20 de julho a 21 de agosto de 2018, terça-feira, por meio de correspondência encaminhada pelo(a) candidato(a) à Presidência da AML.

Parágrafo Único - A entrega da candidatura deve ser encaminhada pelos Correios, por meio da Caixa Postal 21, sendo vedado o encaminhamento por terceiros.

Art. 2º - A solicitação deverá vir acompanhada de Curriculum Vitae do(a) candidato(a), que comprove que resida ininterruptamente (tomando como base a data da inscrição) por mais de 2 (dois) anos no município de Campo Mourão ou em municípios limítrofes (Araruna, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Farol, Luiziana, Mamborê e Peabiru); que possua pelo menos uma obra literária publicada; ou que tenha publicado, em forma de livro, trabalho relevante de pesquisa nas áreas de língua e literatura nacionais, cuja cópia ou exemplar deverá acompanhar o pedido de inscrição, juntamente com a declaração a que se refere o art. 3º.

§ 1º - Entende-se por livro a obra impressa ou eletrônica (e-book), que, segundo normas de documentação da ABNT e de organismos internacionais, tenha no mínimo 48 (quarenta e oito) páginas mais a capa.

Art. 3º - No ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá subscrever uma declaração de confirmação de estar qualificado(a) para ocupar a cadeira vacante, ciente de seus direitos e deveres previstos no Estatuto e, em especial, no tocante à necessidade de participação nas reuniões ordinárias, sessões solenes e no pagamento mensal das contribuições financeiras devidas à entidade.

Art. 4º - O(a) candidato(a) deverá constar no currículo seu endereço eletrônico (e-mail) para contatos, além de endereço residencial completo com CEP e telefones disponíveis.

Art. 5º - Informações mais detalhadas podem ser obtidas, ao longo do período de inscrição, pelo telefone (44) 9923-4760.

Art. 6º - A Presidência designará comissão para avaliação das propostas, com parecer conclusivo, que submeterá os nomes ao Plenário Acadêmico na reunião ordinária a ser convocada em data a ser definida. A decisão do Plenário Acadêmico será soberana, razão pela qual não caberão recursos.

§ 1º - Todos os membros da Academia receberão uma cópia do parecer da Comissão de Avaliação, documento este que vai relatar as qualificações dos candidatos.

§ 2º - O(a) candidato(a) declara-se ciente de que a aprovação de sua proposição pela Comissão de Avaliação confere unicamente direito a submeter-se ao pleito eleitoral e que a eleição de novo membro exige quórum específico, o qual, se não for alcançado por nenhum dos(as) aspirantes, dará ensejo à reabertura do procedimento eleitoral para preenchimento da cadeira vaga.

Art. 7º - Havendo candidato(a) eleito(a), este(a) será comunicado(a) da sua eleição por meio eletrônico ou telefônico, pela Presidência. A AML se reserva no direito em não divulgar os nomes dos(as) candidatos(as) e votos obtidos na eleição. Somente será permitida a divulgação do nome do(a) candidato(a) eleito(a).

Art. 8º - A posse do(a) novo(a) acadêmico(a) dar-se-á em sessão solene em data a ser definida pela Presidência.

Art. 9º - Os casos omissos serão julgados pela Diretoria Executiva da entidade, cuja decisão é soberana.

Campo Mourão, em 18 de julho de 2018.

Fábio Sexugi

Presidente

Faça seu comentário
Caixa Postal 21 CEP 87.300-970 Campo Mourão PR

contato@academiacm.org.br